Ingredientes:
20 camarões grandes
1 cebola cortada em rodelas
1 cenoura cortada em rodelas
1/2 talo de salsão picado
1 colher de chá de páprica doce
4 colheres de sopa de manteiga
1/4 de xícara de chá de vinho madeira seco
2 xícaras de chá de creme de leite fresco
2 colheres de café de farinha de trigo
sal e pimenta do reino branca
Modo de fazer:
Prepare o caldo: retire as cascas e cabeças dos camarões e disponha-as numa panela, corte a cebola, cenoura e salsão. Leve ao fogo a panela com as cascas de camarão e refogue-as rapidamente. As cascas dos camarões devem ficar avermelhadas, junte 1 litro de água, a cebola, a cenoura e o salsão. Deixe cozinhar por 20 minutos em fogo alto. Retire, coe e reserve.
Prepare os camarões: Salgue, apimente e depois polvilhe com páprica doce. Esquente 2 colheres de sopa de manteiga numa panela, frite rapidamente os camarões por apenas 2 minutos de cada lado. Pode ser feito em etapas, retire, transfira para uma travessa e cubra com papel alumínio para mante-los quente.
Jogue fora a manteiga que ficou na panela, coloque 1/2 xícara de chá do caldo do camarão preparado anteriormente e o vinho.
Deixe reduzir no fogo alto durante uns 4 minutos. Devem sobrar apenas 4 colheres de sopa de líquido.
Misture a farinha de trigo ao creme de leite, colocando aos poucos e mexendo com a colher de pau para evitar a formação de grumos. Junte esse creme de leite ao molho que está na panela. Baixe bem o fogo e deixe reduzir um pouco e engrossar; uns 2 minutos mais ou menos de fogo.
Acrescente as 2 colheres de manteiga que sobraram e vá colocando-a aos poucos e mexendo com um batedor de tiras (fouet) ou garfo. Só adicione mais manteiga quando a anterior já tiver sido encorporada.
Verifique o tempero e volte os camarões na panela para esquentar e pegar o gosto do molho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário